domingo, 18 de março de 2012

Copa da Inglaterra: Muamba, do Bolton, passa mal durante jogo e partida é suspensa; situação é crítica

Muamba tem 23 anos, nasceu na República Democrática do Congo e tem nacionalidade inglesa.

Muamba saiu do campo de maca após receber atendimento médico
O meio-campista Fabrice Muamba, do Bolton, passou mal durante a partida contra o Tottenham pela Copa da Inglaterra, foi retirado do gramado após uma primeira tentativa de animação cardiorrespiratória e fez com que o árbitro Howard Webb decidisse pela suspensão da partida.

Muamba tem 23 anos, nasceu na República Democrática do Congo e tem nacionalidade inglesa - inclusive já defendeu a seleção sub-21. Segundo informações da BBC, os médicos lutaram para mantê-lo vivo no hospital.

Cerca de duas horas depois do ocorrido, um porta-voz do hospital em Londres informou que a situação do jogador estava "estável". À noite, o clube soltou uma nota dizendo que o estado de Muamba era "crítico" e ele continuava sendo atendido no hospital.

Veja o vídeo

De acordo com o clube, Muamba está internado no Centro de Ataque Cardíaco do London Chest Hospital, onde está sendo tratado em terapia intensiva. Ainda segundo o clube do jogador, nenhuma outra informação será fornecida por enquanto. O Bolton pede ainda que a imprensa respeite a privacidade da família.

No momento da queda do jogador, toda a torcida presente no White Hart Lane se mostrou bastante chocada. A imprensa inglesa ainda noticia que, já na descida do túnel que leva aos vestiários, Webb conversou com os jogadores e percebeu que eles não estavam em condições de continuar o jogo.

A partida, quando interrompida aos 41 minutos do primeiro tempo, estava 1 a 1. O vencedor garante vaga na semifinal da Copa da Inglaterra.

O jogador, revelado pelo Arsenal, foi emprestado ao Birmingham entre 2006 e 2008, quando chegou ao Bolton. Pelo English Team, atuou por 33 partidas na equipe sub-21. Ao todo, Muamba tem 144 jogos pelo Bolton e quatro gols marcados.

Lucas Leiva, brasileiro do Liverpool, já se manifestou pelo Twitter, pedindo uma "corrente de orações para o jogador Muamba, do Bolton, que teve um ataque cardíaco". Jack Wilshere, jovem jogador do Arsenal, também escreveu uma mensagem de apoio: "Espero que Muamba esteja bem!"




Fonte: espn
Crédito da Imagem: Reuters/Video Youtube/Ei

Botafogo e Vasco se enfrentam e apostam no retorno de medalhões descansados

Loco Abreu e Juninho Pernambucano foram poupados dos seus jogos de meio de semana, pela Copa do Brasil e Libertadores.

Loco Abreu e Juninho retoranam aos seu times
Além do forte equilíbrio entre Botafogo e Vasco na última década, as equipes que protagonizam o clássico deste domingo - às 18h30 - pelo Estadual do Rio têm outra característica em comum. 

Ambos apostam em medalhões descansados para surpreender o adversário e conquistar a vitória. Loco Abreu e Juninho Pernambucano foram poupados dos seus jogos de meio de semana, pela Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente, e aparecem como grandes destaques do confronto.

O uruguaio não apresentou um bom futebol nos últimos jogos do Glorioso. Por este motivo, a comissão técnica escolheu deixar o atacante de fora do empate com o Treze-PB, na última quarta, pela Copa do Brasil. O objetivo era que o camisa 13 apurasse sua forma física e técnica.

O Reizinho da Colina, por sua vez, não participou da batalha enfrentada pelo Cruzmaltino, também na quarta, no empate em 1 a 1, com o Libertad-PAR. O camisa 8 havia sido titular no fim de semana passado na vitória sobre o Madureira e foi poupado do confronto pela competição internacional. Após descanso, o volante está confirmado para o clássico.

Capitaneado por Juninho, o Vasco mais uma vez é um mistério. Conforme tem feito na temporada, o técnico Cristóvão Borges não revelou a formação titular. No entanto, o comandante deve optar por um time misto e as entradas de Rômulo, Allan e Eder Luis, recuperados de lesões, e já à disposição.

Expulso contra o Libertad-PAR, Diego Souza é outro que deve atuar normalmente, já que não enfrentará o time paraguaio, quarta-feira, pela Copa Libertadores. Eduardo Costa não participou do último treinamento, neste sábado, e deve ser poupado para o jogo do torneio continental.

“É um jogo de motivação. Procuramos nos planejar bem para evitar problemas com lesões. Treinamos pouco e a competição rápida é um perigo para os jogadores se machucarem. Clássico todo mundo quer jogar, é motivador. Com calma, esperamos fazer um grande jogo e conseguir as vitórias”, afirmou o treinador.

Juninho depositou na necessidade das duas equipes vencerem a Taça Rio o principal fator motivacional que envolve a disputa do clássico. O camisa 8 fez uma análise do momento cruzmaltino.
“Estamos com quatro pontos e com chances de classificação na Libertadores. O Vasco também está bem na Taça Rio. Acho que não é momento de se privilegiar qualquer uma das duas competições. Vamos batalhar com inteligência nas duas frentes”, encerrou.

Além de Loco Abreu, o técnico Oswaldo de Oliveira poderá contar com os retornos de Andrezinho, Marcelo Mattos e Fellype Gabriel. Desses, apenas o último começará no banco de servas, já que ficou praticamente uma semana sem treinar. O treinador deixou claro que o atacante, o camisa 10 e o volante começarão o clássico entre os titulares.

O único desfalque é Maicosuel e Vitinho. O camisa 7 sofreu novamente um estiramento na coxa direita, mesmo local da primeira lesão que o afastou por 20 dias. O meia deverá ficar aproximadamente o mesmo tempo se recuperando desse novo problema. 

De volta ao time, Andrezinho apontou a diferença de se jogar com Loco Abreu ou Herrera como referência do time. Segundo o apoiador, os dois têm características diferentes e reúnem condições de ajudar o Botafogo, cada um de acordo com suas capacidades.

“Loco é um jogador mais finalizador, ganhamos na bola aérea. O Herrera dá mais movimentação. Nós, do meio, temos que ter a inteligência de movimentar a bola de acordo com o que temos no ataque. Com o Loco, temos que dar bola para a finalização. O Herrera busca mais espaço”, disse.

Oswaldo, por sua vez, preferiu tecer elogios ao adversário deste domingo. Segundo o treinador, uma derrota para o Vasco não seria um absurdo, por se tratar de um clássico do futebol brasileiro.

“Clássico é clássico, meu amigo. O Vasco tem excelentes jogadores e sabemos que será difícil. Jogamos sempre para ganhar e ter confiança. É lógico que eu admito não vencer, pois estamos enfrentando uma equipe de qualidade que é o Vasco da Gama. Mais do que dar moral para a equipe, queremos a classificação. É a soma de pontos que precisamos”.
 
BOTAFOGO X VASCO
 
Data: 18/03/2012, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão:  Premiere FC
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida dos Santos (RJ) e Jackson Lourenço dos Santos (RJ)

BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Elkeson, Andrezinho e Herrera; Loco Abreu.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
VASCO
Fernando Prass; Fagner, Dedé. Renato Silva (Rodolfo) e Thiago Feltri (Dieyson); Rômulo, Fellipe Bastos, Allan e Juninho Pernambucano; Éder Luis e Diego Souza.
Técnico: Cristóvão Borges



Fonte: Uol Esporte
Crédito da Imagem: Montagem

Fluminense perde para Macaé e atrapalha Flamengo e Botafogo

Com uma atuação abaixo da média, o Flu perdeu por 3 a 1 para o time do Norte Fluminense, que lidera o grupo A com 12 pontos.

Souza e o Fluminense tropeçaram contra o Macaé
O Fluminense recebeu o Macaé no campo do Bangu na tarde deste sábado e, além de decepcionar seus trocedores, deixou os rivais Flamengo e Botafogo em dificuldades para chegar à classificação às semifinais da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato estadual.

Com uma atuação abaixo da média, o Flu perdeu por 3 a 1 para o time do Norte Fluminense, que lidera o grupo A com 12 pontos. Pipico, Wallacer e Josiel marcaram para o Macaé, e Matheus Carvalho descontou.

O resultado praticamente encaminha a classificação do Macaé, que está cinco pontos na frente do Botafogo e seis do Flamengo, que jogarão no domingo. Com isso, um dos dois grandes corre sério risco de ficar fora das semifinais.

Na próxima rodada da Taça Rio, o Fluminense voltará a jogar em Moça Bonita diante do Bonsucesso. Já o Macaé visitará o Americano em Campos. Os dois jogos serão no domingo.

Crédito da Imagem: Arte GE.Net
O jogo - Com um time composto na sua maioria por reservas, o Fluminense fez um primeiro tempo muito ruim e deixou o Macaé se impor. No começo, em dois lances, os comandados do técnico Abel Braga até deram a impressão de que poderíam deixar os torcedores satisfeitos.

Aos três minutos, Bruno aproveitou bola afastada pela zaga do Macaé e mandou de primeira um chute, que passou rente à trave de Luís Henrique. Depois, aos oito, Wellington Nem quase conseguiu chegar a tempo de interceptar um recuo feito pelo zagueiro Douglas Assis ao goleiro do Macaé.

Ao contrário do Flu, o Macaé se apresentava organizado em campo e, principalmente, mostrava mais disposição para o jogo. O prêmio veio aos 12: o lateral Carlos Alberto foi lançado na esquerda em velocidade e, de primeira, levantou a bola na área. Na altura da marca do pênalti e sem marcação, Pipico cabeceou no canto direito de Cavalieri. 

Depois do gol, o Flu diminuiu o ritmo e continuou com dificuldades de penetrar na defesa macaense, trocando muitos passes no meio-campo.

O Macaé quase chegou ao segundo gol aos 23. André Gomes lançou pelo alto da intermediária para a escapada de Pipico, Anderson se atrapalhou com o quique da bola, e o atacante do Macaé cabeceou, encobrindo o goleiro do Flu. O zagueiro, porém, recuperou-se e afastou a bola quando ela já ia entrando no gol.

O Fluminense só levou perigo ao gol do Macaé depois dos 30 minutos. Aos 32, Jean fez boa jogada e deixou a bola para Rafael Moura arriscar da entrada da área, mas o chute saiu fraco e nas mãos de Luís Henrique.

Aos 37, Carlinhos foi à linha de fundo e cruzou na área. A zaga afastou, mas Nem ficou com o rebote. Na hora de concluir, chutou mal e em cima do goleiro.

O primeiro tempo acabou em alta rotatividade, com chances para ambos os lados. Aos 45, Carlinhos cruzou, e a defesa do Macaé se atrapalhou e mandou contra o patrimônio, mas Luís Henrique salvou. Na sequência, André Gomes fez boa jogada no ataque e soltou o pé, obrigando Cavalieri a fazer defesa difícil e espalmar para escanteio.

O Flu voltou com Matheus Carvalho no lugar de Bruno para o segundo tempo. E, mal a bola rolou, Rafael Moura recebeu na entrada da área, de frente para o gol, e isolou a bola.

Aos 11, Pipico recebeu na internediária, levantou a cabeça e cruzou na área. Josiel tocou para trás e, da meia lua, Wallacer mandou no canto esquerdo de Diego Cavalieri e ampliou.

O Flu teve um grande momento aos 18 minutos. Em uma blitz dentro da área do Macaé, foram três chutes diretos ao gol salvos milagrosamente pelo goleiro, ilustrando a dificuldade que o Tricolor tinha para colocar a bola para dentro neste sábado no péssimo gramado de Moça Bonita.

O Macaé, por sua vez, não perdoava. Aos 33, Edson avançou pela esquerda e levantou a bola na área. Josiel subiu sem marcação pelo meio, na frente da pequena área, e mandou para o barbante: 3 a 0.
O campeão do primeiro turno ainda conseguiu um gol de honra antes do apito final. Aos 44, a zaga do Macaé falhou, e Rafael Moura se aproveitou e tocou para Matheus Carvalho, que chutou na saída do goleiro e decretou o placar.



Fonte: gazetaesportiva.net
Crédito da Imagem:  Photocamera

Fla pega Friburguense com ataque desfalcado, mas aposta em 'reconstrução' da defesa

Joel Santana não esconde a preocupação com os constantes desfalques do Flamengo.
 
Ronaldinho desfalca o Fla diante do Friburguense
Lesões, desfalques e problemas para escalar o time. A rotina de Joel Santana no Flamengo tem sido difícil. No entanto, neste domingo, contra o Friburguense, às 16h em Macaé, pela segunda rodada da Taça Rio, o técnico terá algumas novidades neste cenário. Apesar de ter um ataque completamente desfigurado, o treinador voltará a contar com nomes importantes de seu sistema defensivo na partida que pode definir o rumo do rubro-negro neste segundo turno do Carioca.

Com o goleiro Felipe e o volante Willians de volta, o técnico apostará todas as suas fichas na defesa, já que a linha de frente não terá nenhum de seus titulares. Enquanto Ronaldinho Gaúcho cumpre suspensão pela expulsão contra o Fluminense, Deivid e Vagner Love serão poupados por conta de dores musculares e Renato Abreu segue fora após uma cirurgia para corrigir uma arritmia cardíaca.

Joel Santana também não poderá contar com Léo Moura e Airton, que ainda se recuperam de lesões. O lateral teve um estiramento muscular na coxa direita e o volante sofreu uma fratura no pé esquerdo. E mesmo com alguns retornos, o treinador não esconde a preocupação para montar o time. Desta vez, serão seis desfalques.

"Eu paro para pensar no jogo e já fico logo preocupado. Até podemos ter algumas voltas, mas os problemas ainda são muitos. É sempre difícil montar a equipe assim, mas não posso ficar perdendo tempo e reclamando. Vamos com as peças que temos, confio e todas, e precisamos vencer para nos aproximar dos líderes", ressaltou o técnico.

Do outro lado, sem desfalques, o Friburguense busca um bom resultado para sair da lanterna do grupo B. Com apenas um ponto em três jogos, o time está na última posição e sabe que um novo tropeço pode antecipar a eliminação na Taça Rio. O único consolo do tricolor da região serrana é a boa campanha feita na Taça Guanabara. Com 11 pontos no primeiro turno, a equipe dificilmente estará entre as rebaixadas da competição.

Os destaques são o experiente atacante Ziquinha e o técnico Gerson Andreotti. O comandante do Friburguense conhece muito bem o adversário deste domingo. Gérson era auxiliar na conquista do tri campeonato rubro-negro, em 2001, e espera ter a mesma sorte desta vez. "Mudei de lado, mas espero que vença mais uma. Precisamos de um bom resultado a qualquer custo no domingo", disse o treinador.
 
FRIBURGUENSE x FLAMENGO
 
Data e horário:18/03/2012 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão), em Macaé (RJ)
Transmissão: TV Globo, TV Bandeirantes e Premiére (informações divulgadas pelas emissoras)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Luis Claudio Regazonne (RJ)
Friburguense
Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Zé Vitor, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha e Rômulo Cabral
Técnico: Gérson Andreotti
Flamengo
Felipe; Galhardo, David Braz, Marcos González e Júnior César; Willians (Luiz Antônio), Muralha, Kléberson e Bottinelli; Negueba e Diego Maurício
Técnico: Joel Santana



Fonte: Uol Esporte
Crédito da Imagem:  André Portugal/ VIPCOMM

Jadson e Paulo Miranda treinam e são relacionados para o clássico

Emerson Leão, contudo, não confirmou a escalação de sua equipe.

Jadson poderá jogar no clássico contra o Santos
Preservados do treinamento do São Paulo na sexta-feira, o meia Jadson e o zagueiro Paulo Miranda trabalharam normalmente neste sábado, no CT da Barra Funda, e disputarão o clássico contra o Santos no domingo, no Morumbi. O técnico Emerson Leão, contudo, não confirmou a escalação de sua equipe.

Já na sexta-feira, Leão se mostrava esperançoso em contar com Jadson e Paulo Miranda. O primeiro sentia incômodos musculares, enquanto o segundo estava com uma lombalgia e corria mais riscos de não enfrentar o Santos. Ambos foram relacionaos para o clássico.

Dessa forma, apenas o atacante Fernandinho, suspenso, é desfalque em relação ao último compromisso do São Paulo. Continuam ausentes o goleiro Rogério Ceni (por cirurgia no ombro direito), os volantes Fabrício (contratura muscular na panturrilha direita) e Wellington (operação no joelho esquerdo) e o meia Cañete (cirurgia no joelho direito). 

Jadson se recuperou de dores musculares e está relacionado para o clássico contra o Santos, domingo




Fonte: gazetaesportiva.net
Crédito da Imagem:  Fernando Dantas/Gazeta Press

Natação: Cesar Cielo vence os 100m livre e termina o Sul-Americano com cinco medalhas de ouro

O tempo de 48s70, que deu a vitória a Cielo, é o terceiro melhor do mundo em 2012.

Cesar Cielo segue invicto no Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, disputado em Belém (PA). Neste sábado, o campeão olímpico disputou sua quarta prova e conquistou a quarta medalha de ouro. Desta vez, nos 100m livre - já havia subido ao degrau mais alto do pódio nos 50m borboleta, 50m livre e revezamento 4x100m livre. O tempo de 48s70, que deu a vitória a Cielo, é o terceiro melhor do mundo em 2012.

Cielo já ganhou quatro medalhas de ouro no Sul-Americano de Esportes Aquáticos

O Brasil teve uma dobradinha nas duas primeiras colocações, já que Bruno Fratus chegou logo atrás de Cielo, assim como foi na prova dos 50m livre, na sexta-feira. 

"Estou muito satisfeito com essa competiço. Foi muito bom. Agora é continuar acreditando, o trabalho está dando muito certo. Acho que vamos dar trabalho para a galera. O importante é criar confiança agora", comemorou Cielo, em entrevista ao Sportv.

Ouro no revezamento

Na última prova da natação no Sul-Americano, os brasileiros encerraram com chave de ouro. No revezamento 4x100m livre, Cesar Cielo, Bruno Fratus, Gláuber Silva e Henrique Rodrigues venceram com facilidade e conquistaram mais uma medalha dourada para o país. Assim, Cielo encerrou sua participação no campeonato com cinco ouros.




Fonte: Uol Esporte
Crédito da Imagem: Divulgação

Muricy usa titulares do Santos em rachão na véspera do clássico

O Santos realizou uma atividade física e um rachão descontraído, como é praxe em vésperas de jogos.

O Santos provavelmente contará com seus titulares no clássico contra o São Paulo, domingo, no Morumbi. Na tarde deste sábado, o atacante Neymar, o meia Paulo Henrique Ganso e outros dos principais jogadores da equipe do litoral treinaram normalmente no CT Rei Pelé.

O Santos realizou uma atividade física e um rachão descontraído, como é praxe em vésperas de jogos. Ninguém foi poupado, apesar da desgastante viagem para o Peru, onde o time venceu o Juan Aurich na quinta-feira, pela Copa Libertadores da América.

Os desfalques do Santos para o confronto com o São Paulo são o lateral esquerdo Juan, impossibilitado por uma cláusula contratual de enfrentar o seu ex-clube, e o zagueiro Bruno Rodrigo, suspenso. Muricy não confirmou a escalação de seu time.

A provável formação do Santos para o clássico é a seguinte: Rafael; Fucile, Edu Dracena, Durval e Paulo Henrique; Arouca, Henrique, Ibson e Ganso; Neymar e Borges. 

Como de hábito, Neymar era um dos jogadores mais extrovertidos no último treino do Santos para o clássico
 
 
 
 
Fonte: gazetaesportiva.net
Crédito da Imagem: Fernando Dantas/Gazeta Press

Felipão aprova dupla de meias, mas rejeita atacar como 'índio'

 Felipão: “Vou compor o time que eu achar interessante para cada jogo.

Valdivia foi titular ao lado de Daniel Carvalho
O técnico Luiz Felipe Scolari gostou do desempenho do Palmeiras com Valdivia e Daniel Carvalho juntos, mas adverte que a dupla só será formada em algumas circunstâncias. Apesar do poder ofensivo alviverde com os atletas, o treinador alerta para a dificuldade no setor defensivo.

“Vou compor o time que eu achar interessante para cada jogo. Quando jogam Cicinho e Juninho, eles são 90% apoiadores. Se ficar todo mundo atacando como índio, pelo amor de Deus. 
Não podemos ficar como na guerra dos Estados Unidos, com os índios atacando com facas e levando respostas dos caubóis de rifles. Quem sobra?”, comparou.


Na noite deste sábado, diante da Ponte Preta, Felipão apostou em um esquema diferente, aproveitando a ausência de Maikon Leite, suspenso. Assim, Barcos ficou como único atacante de ofício, enquanto Valdivia e Daniel Carvalho atuaram na armação.

A dupla de meias do Palmeiras deu origem ao primeiro gol do clube na partida. O camisa 83 tabelou com o chileno e fez a assistência para Juninho completar para as redes. Os dois meio-campistas tentaram também ajudar na marcação, mas Felipão reconhece a dificuldade da dupla na defesa.

“Ninguém discute a qualidade técnica dos dois, e sim o posicionamento quando não temos a bola. Isto precisa ser acrescentado a um e a outro. Podemos jogar desta forma em determinados jogos, mas em outros nem pensar. E precisamos trabalhar no lado do campo, tenho isso com o Maikon Leite, enquanto Daniel e Valdivia são mais centralizados”, acrescentou.

Mesmo com a cautela do comandante, o elenco alviverde aprovou a dupla. O volante Marcos Assunção, que marcou o segundo gol na vitória por 2 a 1, no Pacaembu, ficou satisfeito com o empenho dos colegas.

“Foi muito bom. Eles têm qualidade nos passes e dribles, além de ajudarem na marcação. E o importante foram os três pontos”, ponderou o capitão palmeirense.

Com o resultado positivo da noite deste sábado, o Palmeiras assumiu a liderança provisória do Campeonato Paulista, mas pode ser ultrapassado pelo rival Corinthians no domingo.




Fonte: espn
Crédito da Imagem: Gazeta Press

Corinthians confirma que ainda não rescindiu contrato de Adriano

O acerto financeiro deverá ser selado no próximo fim de semana.

Corinthians e Adriano ainda não acertaram os valores a serem pagos ao jogador
Adriano ainda é jogador do Corinthians – pelo menos legalmente. Neste sábado, o clube divulgou uma nota oficial para confirmar que ainda não rescindiu o contrato do centroavante, que tem boas chances de reforçar o Flamengo.

Valor a ser pago segue indefinido
 
Dispensado depois de confirmar novamente a sua fama de problemático e de não conseguir entrar em forma, Adriano ainda tem dinheiro a receber do Corinthians. O acerto financeiro deverá ser selado no próximo fim de semana.

Confira o comunicado do Corinthians:

Os representantes do atacante Adriano se reuniram com membros do departamento jurídico do Corinthians na tarde desta sexta-feira, no Centro de Treinamento do clube.
Ficou acertado que ambas as partes voltarão a se reunir no final da semana que vem para tratar de alguns detalhes ainda pendentes da rescisão do contrato do jogador.






Fonte: gazetaesportiva.net
Crédito da Imagem: Fernando Dantas/Gazeta Press

Button abre a temporada com vitória na Austrália; Senna e Massa se tocam e abandonam

Button assumiu a ponta do GP da Austrália logo após a largada e não foi incomodado.

Jenson Buttum abre a temporada com vitória
Jenson Button começou a temporada 2012 da Fórmula 1 com o pé direito. Neste domingo, o piloto da McLaren não encontrou problemas para vencer o GP da Austrália. 

Sem ser incomodado pelos adversários, ele recebeu a primeira bandeirada do ano com uma vantagem tranquila sobre o bicampeão mundial Sebastian Vettel; Lewis Hamilton completou o pódio. Já Felipe Massa e Bruno Senna se tocaram e abandonaram a prova.

O choque entre os dois, ocorrido na 47ª volta, completou um fim de semana repleto de problemas para ambos. Massa havia largado em 16º, recuperou algumas posições e fazia uma corrida discreta. Senna, 14º no grid, já havia se envolvido em um toque logo após a largada.

Fernando Alonso fez uma boa corrida e compensou o fim de semana ruim vivido pela Ferrari. O espanhol largou em 12º e terminou na quinta posição, após resistir à pressão de Pastor Maldonado. O venezuelano, companheiro de Bruno Senna, tinha tudo para pontuar, mas perdeu o controle de seu carro na última volta e bateu.

Na largada, a McLaren se manteve à frente dos rivais. No entanto, o pole Hamilton perdeu a liderança para seu companheiro Button. Os dois pilotos da Mercedes também se deram bem: Schumacher assumiu a terceira colocação, seguido por Rosberg. Grosjean, que largou em terceiro, perdeu várias posições e caiu para sexto.

Os dois carros da Ferrari largaram bem e, de certa forma, compensaram suas posições ruins no grid. Alonso, que saiu em 12º, foi para oitavo; Massa, 16º na largada, apareceu em 10º ao fim da primeira volta. Bruno Senna foi tocado pouco depois da largada e foi obrigado a parar nos boxes.

Na terceira volta, Grosjean abandonou após sua Lotus ser tocada pela Williams de Pastor Maldonado. Vettel, 6º no grid, já aparecia em quarto na sexta volta após ultrapassar Rosberg. O bicampeão mundial aproveitou uma escapada de Schumacher para assumir a terceira posição. Enquanto isso, os dois pilotos da McLaren dispararam na frente. Pouco depois de sair da pista, Schumacher abandonou a corrida com problemas no câmbio.

Após a primeira parada nos boxes, Button abriu uma diferença superior a dez segundos para Hamilton, que sofreu com a aproximação de Vettel. O pole position não só impediu a chegada do bicampeão como aos poucos reduziu a distância para o líder, que se queixou de um problema nos pneus à equipe.

Na 28ª volta, Massa foi ultrapassado com facilidade por Räikkönen e Kobayashi e caiu para décimo. O brasileiro trocou os pneus na volta seguinte. Button retomou o bom ritmo e, como Hamilton começou a se queixar de desgaste nos pneus, voltou a abrir uma diferença superior a dez segundos para seu companheiro de equipe.

Na 37ª volta, Petrov abandonou e sua Caterham ficou parada na reta dos boxes em situação perigosa, provocando a entrada do safety car. Vários pilotos pararam nos boxes e Vettel se deu bem, assumindo o segundo lugar. Na relargada, na 41ª volta, Button conseguiu abrir vantagem.

Enquanto Hamilton tentava se aproximar de Vettel, os brasileiros se chocaram em uma disputa por posição na 47ª volta. Bruno Senna e Felipe Massa se tocaram; o piloto da Ferrari levou a pior e foi obrigado a abandonar. Já o piloto da Williams teve um pneu furado, foi para os boxes e voltou à corrida, mas teve sua prova comprometida e abandonou pouco tempo depois.

A próxima etapa da temporada será disputada no próximo domingo (25): o GP da Malásia, no circuito de Sepang, com largada às 5h (horário de Brasília). 
 

CLASSIFICAÇÃO - GP DA AUSTRÁLIA

PILOTO TEMPO
1. J. Button (ING/McLaren) 1h34min09s565
2. S. Vettel (ALE/Red Bull) a 2s139
3. L. Hamilton (ING/McLaren) a 4s075
4. M. Webber (AUS/Red Bull) a 4s547
5. F. Alonso (ESP/Ferrari) a 21s565
6. K. Kobayashi (JAP/Sauber) a 36s766
7. K. Räikkönen (FIN/Lotus) a 38s014
8. S. Pérez (MEX/Sauber) a 39s458
9. D. Ricciardo (AUS/Toro Rosso) a 39s556
10. P. di Resta (ESC/Force India) a 39s737
 

Fonte: Uol Esporte
Crédito da Imagem: Mark Horsburgh/Reuters