quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Palmeiras anuncia aposentadoria de Marcos

O goleiro Marcos se aposentou. O anúncio foi feito pelo gerente de futebol do Palmeiras, César Sampaio, na tarde desta quarta-feira.

Marcos, que jogou 530 partidas pelo time alviverde, já havia dito que só definiria seu futuro depois de conversar com o técnico Luiz Felipe Scolari e Sampaio no começo de 2012. Hoje foi o dia da reapresentação dos jogadores depois das férias. 

"Ele oficializou, pendurou as chuteiras. Conversou com amigos e parentes e disse que não dá mais. O corpo dele sinalizou que não dá mais", afirmou Sampaio sobre Marcos.
Durante as férias, em dezembro, em um jogo beneficente, a mãe do jogador já havia dito, rindo, que o medo do filho de continuar jogando era de "tomar um frango". 

DESPEDIDA
 
O agora ex-goleiro anunciou via assessoria do Palmeiras que vai tirar dois meses de férias, depois marcará um jogo de despedida.
"Foi uma conversa no estilo do Marcos, mas foi uma decisão difícil. Ele aproveitou as férias para refletir um pouco sobre o que significaria mais um ano jogando, os prós e contras e chegou na definição que teria mais a perder do que ganhar", afirmou. 

Mais cedo, o Palmeiras havia anunciado os atletas que se reapresentaram para a temporada 2012 e havia colocado um ponto de interrogação ao lado do nome de Marcos. 

No início do ano, Marcos estava irredutível sobre a possibilidade de se aposentar. No entanto, o goleiro voltou atrás e manifestou o desejo de renovar contrato para disputar uma partida de despedida. Ele até citou que gostaria de renovar com um salário simbólico para ter uma despedida decente 

O goleiro atuou pela última vez no dia 18 de setembro, quando o Palmeiras empatou com o Avaí por 1 a 1, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro. 

O técnico Luiz Felipe Scolari cogitou escalar o goleiro no duelo contra o Corinthians, pela última rodada do Nacional. No entanto, sequer levou o camisa 12 para o banco de reservas. 

CARREIRA
 
Pentacampeão mundial com a seleção, Marcos se consagrou no Palmeiras no final da década de 90. Antes de virar titular após Veloso se machucar, chegou a ser chamado por Zagallo, então técnico do Brasil.
Pelo Palmeiras, atingiu o ápice ao pegar pênaltis em dois mata-matas contra o Corinthians nas Libertadores de 1999 (quando o time foi campeão continental) e 2000. 

Sempre jogando pelo clube paulista, foi rebaixado no Campeonato Brasileiro e permaneceu na equipe para a disputa da Série B do Nacional em 2003. 

Entre os títulos com o Palmeiras, conquistou Libertadores (99), Brasileiro (93/94, como reserva), Copa do Brasil (98), Mercosul (98), Paulista (94/96/08), Torneio Rio-SP (2000), Copa dos Campeões (2000) e Brasileiro Série B (03). 

Segundo o Palmeiras, Marcos defendeu a seleção em 29 partidas e foi campeão da Copa América (99), Copa das Confederações (05) e foi o titular na Copa do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e Japão. 
 






Fonte: Folha.com/LUCAS REIS e THIAGO BRAGA
Crédito da Imagem: Fotomontagem

Ano começa nesta quarta para grandes do Brasil; saiba como chega cada time

O ano começa de verdade para boa parte dos grandes clubes do futebol brasileiro nesta quarta-feira. 

Oito clubes retomarão os trabalhos nesta data visando a nova temporada: Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo.

Mais apressado, o Flamengo tratou de por os jogadores para correr ainda antes, nesta terça. O Vasco volta ao batente um pouco depois, na quinta e o elenco do Atlético-MG se reapresenta só na próxima segunda-feira.

O Santos, que manteve-se na ativa até o meio de dezembro devido à disputa do Mundial de clubes, retornará aos treinamentos em partes. Os atletas que participaram ativamente do Mundial começam a pré-temporada no dia 19, e os demais jogadores voltam no dia 6 ou no dia 9 de janeiro.

Veja a programação de cada equipe:
Botafogo

O Botafogo faz o primeiro treino de 2012 às 15h30 desta quarta-feira, em General Severiano, onde deve ocorrer a primeira metade de atividades da equipe. A segunda metade será realizada em Saquarema.

No primeiro treinamento, o técnico Oswaldo de Oliveira contará com o retorno do polêmico atacante Jóbson, que receberá nova chance no time após cumprir suspensão por doping. O meia Andrezinho, ex-Internacional, será outra novidade. A baixa fica por conta de Cortês, destaque em 2011 e negociado com o São Paulo.

O Botafogo estreia no Campeonato Carioca dia 22 de janeiro, contra o Resende, no Engenhão.

Flamengo

O Flamengo começou sua preparação antes, na terça e com problemas. O zagueiro Alex Silva simplesmente não apareceu e vai levar bronca. "Vai começar mal a temporada. Com certeza absoluta. A programação foi passada com um mês de antecedência. Não é legal começar dessa forma. Alguma coisa vai acontecer", disse Vanderlei Luxemburgo.

Enquanto o clube não entra em acordo com o Al Hilal, da Arábia Saudita, pela permanência de Thiago Neves, o meio campista não treina com o elenco. Já Ronaldinho Gaúcho esteve presente no Ninho do Urubu, terça, mas passou mais tempo na academia do que no gramado. Nesta quarta, o elenco viaja para Londrina, Paraná, onde será feita a pré-temporada.

O Flamengo faz o primeiro jogo pelo Estadual em 21 de janeiro, com o Bonsucesso, no Engenhão. A equipe também direciona forças para a pré-Libertadores, que tem jogo de ida dia 25, contra o Potosí, na Bolívia.

Fluminense
O elenco do Fluminense se apresenta às 9h desta quarta, nas Laranjeiras, mas fará a pré-temporada de 5 a 20 de janeiro em Mangaratiba, pequena cidade litorânea a 85km do Rio. O meia Wagner, ex-Cruzeiro e que estava no futebol turco, o lateral direito Bruno, ex-Figueirense e o zagueiro Anderson, que vem do Atlético-GO, são as contratações do Tricolor para 2012. Abel Braga deve incorporar um bom número de jovens das categorias de base à equipe.

A primeira partida do Fluminense no Carioca acontece dia 21, diante do Friburguense, em Macaé.

Vasco
O Vasco sequer se reapresenta no Rio de Janeiro e parte direto para Atibaia, interior de São Paulo, na quinta-feira. Com pouca movimentação dentro de campo - o primeiro reforço, o zagueiro Rodolfo, ex-Flu e Lokomotiv Moscou, só foi anunciado hoje - a expectativa é pelo nome que vai substituir Rodrigo Caetano no cargo de gerente de futebol. Newton Drummond, do Vitória, é o mais cotado.

Vasco x Americano entram em campo em 22 de janeiro, em Macaé.

Corinthians
O Corinthians retorna à ativa às 15h30 desta quarta-feira cheio de novidades. Para começar, o time poderá fazer a pré-temporada no próprio Centro de Treinamento, que agora conta inclusive com hotel. Além disso, estarão presentes o goleiro Cássio, o zagueiro Felipe, o meia Vitor Júnior e o atacantes Gilsinho e Élton, novos contratados. A principal novidade, o chinês Chen Zhizhao, deve demorar mais um pouco para se reincorporar ao grupo.

O Corinthians estreia no Campeonato Paulista em 21 de janeiro, contra o Mirassol, no Pacaembu.

Palmeiras
O Palmeiras volta nesta quarta para 2012 como se tivesse em 2011. A temporada sequer começou e já há promessa de protestos a partir dasd 15h30, na frente da Academia de Futebol. Os torcedores estão insatisfeitos com a baixa movimentação da diretoria por reforços. A única contratação foi a do lateral esquerdo Juninho, destaque do Figueirense no Campeonato Brasileiro passado.

O técnico Luis Felipe Scolari colocará os jogadores em regime de concentração já em janeiro. O time trabalha no CT e dorme em um hotel na região até a estreia no Estadual.

O primeiro duelo na competição acontece dia 22, contra o Bragantino, em Brangança.

Santos
O Santos ainda se recupera da disputa do Mundial de clubes e, por isso, será o último dos grandes clubes brasileiros a começar a preparação visando 2012. O clube deve até usar os reservas no começo do Campeonato Paulista. O grupo que participou ativamente do Mundial só volta aos trabalhos em 19 de janeiro. Os demais atletas voltam parte na próxima sexta e outra parte na segunda-feira. O único reforço anunciado até aqui é Jonas, lateral direito do Coritiba.

A estreia do Santos no Paulista está marcada para 22 de janeiro, contra o XV de Piracicaba, na casa do adversário.

São Paulo
Assim como o rival Corinthians, o São Paulo usará estrutura própria e renovada para preparar um time repleto de novas contratações visando 2012.

O zagueiros Paulo Miranda, ex-Bahia e Edson Silva, ex-Figueirense, o lateral esquerdo Cortês, ex-Botafogo, o volante Fabrício, ex-Cruzeiro e o meia Maicon, ex-Figueirense conhecerão os novos companheiros no moderno CT Laudo Natel, usado pelas categorias de base da equipe. O elenco se reúne às 10h desta quarta, na capital e parte logo na sequência para Cotia, onde permanecem até dia 20.

Dois dias depois, no Morumbi, diante do Botafogo-SP, acontece o primeiro jogo pelo Paulistão.

Atlético-MG
A diretoria do Atlético-MG aproveita o tempo maior de folga dada aos jogadores para tentar resolver algumas pendências. Como o time só se reapresenta na próxima segunda, os cartolas tentam definir a permanência do volante Pierre, cujo contrato de empréstimo pelo Palmeiras acabou, além de acertar novos reforços. Até aqui, apenas o volante Leandro Donizete, ex-Coritiba e o meia Danilinho, de volta ao Atlético do América-MEX, foram contratados.

O Campeonato Mineiro só começa dia 29 de janeiro, com jogo contra o Boa, em Sete Lagoas.

Cruzeiro
O Cruzeiro já contratou em bom número para 2012 e se reapresenta, nesta quarta-feira,
na Toca da Raposa, na eminência de mais boas notícias. Além dos sete contratados pelo clube, o atacante Walter, do Porto, está perto de ser anunciado. A novela sobre a saída do meia Montillo continua. O Corinthians insiste na contratação do argentino, mas o presidente Gilvan Tavares garante que não vende.

O Cruzeiro só estreia no Estadual em 5 de fevereiro, contra o Guarani, em Sete Lagoas.

Grêmio
Um Grêmio com muitas caras novas se apresentará nesta quarta, às 17h. Entre os reforços, o zagueiro Sorondo, o volante Léo Gago e os atacantes Kleber e Marcelo Moreno. Uma cerimônia oficial com pronunciamento do novo treinador, Caio Júnior, será feita para abrir a temporada. Na sexta, o grupo viaja para Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Segundo o presidente, Paulo Odone, o ciclo de contratações está encerrado. A única dúvida fica pela renovação de contrato de Douglas. O jogador interessa a Corinthians, Flamengo e Palmeiras.

O Grêmio estreia no Gaúchão dia 21, contra a Lajeadense, no Olímpico.

Internacional
O Inter também volta aos treinamentos nesta quarta, no Beira-Rio. Assim como o rival, viaja para a Serra Gaúcha, na sexta. A preparação do Colorado, no entanto, acontecerá em Gramado. O atacante Dagoberto é o grande reforço do Inter para a temporada.

O primeiro jogo da equipe no Estadual acontece em 22 de janeiro, contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul. Três dias depois o adversário é o colombiano Once Caldas, pela pré-Libertadores. 




Fonte: ESPN
Crédito da Imagem: Divulgação

Angolano Johnson volta da China e diz que corintiano é 'só marketing'

Após quatro anos na Ásia, atacante africano do Catanduvense critica aposta do Timão em Chen Zhizhao: 'Não era um jogador de destaque'

Angolano Johnson, ex-Lusa, foi destaque pelo
campeonato chinês
O Angolano Johnson não trouxe boas notícias da China para o torcedor corintiano. O atacante do Catanduvense, que atuou quatro anos no Chongqing Lifan, disse que o chinês Chen Zhizhao, reforço do Corinthians, não se destacou nem no campeonato nacional e que o marketing é a única explicação para a sua contratação.

O africano disse ter recebido com surpresa a notícia da chegada do asiático ao Corinthians. Segundo ele, o jogador sequer chamou sua atenção quando atuava na China. 

No dia em que o time de Johnson enfrentou o de Chen, a atuação do rival foi mais do que discreta na avaliação do angolano.

- Ele não conseguiu fazer nada contra nosso time. Não era um jogador de destaque e a contratação dele é mais pelo marketing, porque pelo futebol não pode ser. Joguei contra ele e  não é um grande jogador na China, nem se destacou por lá - comentou o atacante.

Chen Zhi-Zhao, com uniforme de seu time chinês
Johnson elogiou o futebol chinês, disse que o país poderia ceder talentos ao Brasil, mas lembrou que a equipe de Chen lutou contra o rebaixamento e só escapou por uma posição.

Johnson falou que Chen é um atacante que joga pelos lados e que finaliza bem, mas não o suficiente para justificar a contratação.

O africano conta que o Corinthians poderia buscar melhores nomes na China, que vive momento de crescimento no futebol.

- A China vive um bom momento no futebol, tem contratado bons jogadores e isso chama atenção. Muitos deles poderiam cair bem em um time como o Corinthians. 

O ideal seria buscar opções em times que brigam pela ponta, como o do Conca (Guangzhou Evergrande), não em um time que sempre briga para não cair.







Fonte: globoesporte.com/ Israel Stroh
Crédito da Imagem: Divulgação/Site Oficial do Nanchang FC 

Luis Álvaro ironiza reforço chinês do Corinthians: "Prefiro ir ao Japão"

 Luis Álvaro: "Ao invés de trazer jogador da China, o Santos prefere ir ao Japão para levar a figura carismática do Neymar".

Luis Álvaro, presidente do Santos
O presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, abordou vários temas polêmicos em sua entrevista coletiva, realizada nesta terça-feira, na Vila Belmiro. 

Mas, além da situação de Paulo Henrique Ganso no clube e explicações sobre o fim dos departamentos de futsal e futebol feminino do Peixe, o dirigente encontrou tempo para ironizar a mais recente contratação do rival Corinthians.

O atacante chinês Chen Zhizhao foi anunciado como novo reforço do Timão nesta virada de ano. Bem humorado, o mandatário santista citou a recente participação do clube no Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, para alfinetar os corintianos.

"Ao invés de trazer jogador da China, o Santos prefere ir ao Japão para levar a figura carismática do Neymar. Tivemos episódios curiosos durante o Mundial, alguns nos quais podíamos ver japonesinhos na saída dos estádios fazendo as dançinhas do Neymar. Isso é marketing, pois nós fomos à fonte e abrimos um mercado importante a ser explorado, que irá nos render frutos nesse ano", disse Luis Álvaro.

Indagado se acredita que a contratação de Zhizhao pode ter sido uma "jogada ruim" de marketing do Corinthians, o presidente do Alvinegro Praiano depois analisou, em tom mais sério, a iniciativa do rival.

Para Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, a ideia corintiana só poderá ser avaliada após a chegada do chinês ao Parque São Jorge. "Trazer um chinês é uma alternativa. A China tem importado grandes jogadores, como o Conca (ex-Fluminense), que recebe um dos maiores salários do mundo. 

Não sei se o caminho inverso faz sentido. Mas cada clube desenvolve suas ações de marketing como quiser. E o Corinthians tem uma excelente área de marketing. O (diretor de marketing do Timão, Luis Paulo) Rosenberg é muito competente", concluiu.








Fonte: gazetaesportiva.net/Rodrigo Martins
Crédito da Imagem: Sergio Barzaghi/Gazeta Press