segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Seleção feminina disputará vaga para Londres em torneio em São Carlos-SP

 Cidade do interior receberá o pré-olímpico sul-americano de 11 a 13 de maio

A seleção brasileira feminina terá a vantagem de jogar em casa na segunda oportunidade para se classificar para os Jogos de 2012. A cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, receberá, de 11 a 13 de maio, o torneio pré-olímpico sul-americano, que garante ao campeão presença nas Olimpíadas de Londres. Os jogos serão no ginário Milton Olavo Filho. Outras seleções já estão pré-inscritas, mas só serão confirmadas em fevereiro. A fórmula de disputa também não foi decidida ainda.

Caso a equipe de José Roberto Guimarães não termine a competição em primeiro lugar, haverá ainda uma última chance de ir a Londres. Em junho, o time poderá disputar o pré-olímpico mundial, mas terá de concorrer com forças de Europa, Ásia e África por três vagas. Itália, Estados Unidos e China, que formaram o pódio na Copa do Mundo, já estão classificadas.

Em 2010, São Carlos também recebeu a seleção feminina. Na ocasião, foi uma das sedes da primeira fase do Grand Prix. O técnico Zé Roberto, que passou parte da infância e juventude na localidade e encerrou a carreira de levantador pela Abasc, na temporada 88/89, é cidadão honorário da cidade.



Ginásio Milton Olavo Filho, que recebeu jogos do Grand Prix em 2010









Fonte: globoesporte.com/ Helena Rebello
Crédito Foto: AE

‘Neymar pode ganhar um jogo sozinho’, elogia zagueiro Puyol

Capitão do Barcelona volta a elogiar atacante do Santos antes de estreia no Mundial de Clubes da Fifa, no Japão

O zagueiro Puyol, capitão do Barcelona, já demonstrou algumas vezes que é fã do futebol de Neymar. Nesta segunda-feira, durante entrevista coletiva em Yokohama, o jogador espanhol foi perguntado sobre o que acha do atacante do Santos e voltou a elogiar o camisa 11 antes da estreia do Peixe no Mundial de Clubes da Fifa.
- Ele é um jogador diferente. Tem força no um contra um, na conclusão para o gol e é muito jovem, mas já tem experiência. É um jogador que faz a diferença, que pode ganhar um jogo sozinho – analisou o zagueiro.

Perguntas sobre Neymar aos jogadores do Barça têm sido constantes nas coletivas do clube. Além de ser um possível rival na final do Mundial, o craque despertou recentemente o interesse do time catalão, que chegou a ter uma proposta recusada pelo Santos para tirá-lo do Brasil.

O Peixe estreia no torneio do Japão nesta quarta, às 8h30m (de Brasília), contra o Kashiwa Reysol, em Toyota, pela semifinal. Já o Barcelona entra em campo na quinta contra o Al Sadd, em Yokohama. Os vencedores farão a final no domingo, também em Yokohama.

Na primeira coletiva em solo japonês, o técnico Pep Guardiola também teve que falar sobre o Santos. Mas usou o bom humor e fugiu de polêmica ao ser perguntado sobre a declaração de Muricy Ramalho de que ele só seria nota 10 se vencesse um título trabalhando no futebol brasileiro.
- Não tenho proposta.

Puyol, do Barça, elogiou o desempenho de Neymar





Fonte: globoesporte/ Thiago Dias
Crédito Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com

Borges: 'Se Neymar estiver inspirado, o Santos pode conquistar o título'

Atacante vê no parceiro a solução para a equipe derrotar o Barcelona no Mundial de Clubes e fala sobre os primeiros seis meses no novo clube

Três de junho de 2011. Nesse dia, chegava ao Santos a solução para o ataque do time: Humberlito Borges Teixeira, ou simplesmente Borges. Foi uma apresentação discreta, sem pompa, mas cercada de expectativa pela torcida alvinegra, que andava irritada com os gols perdidos por Zé Love, hoje no Genoa-ITA.

Era época de final da Libertadores, torneio que Borges sempre sonhou conquistar. Como já havia defendido o Grêmio naquela mesma edição, seus planos se viram frustrados. Restava torcer pelos novos companheiros garantirem uma vaga no Mundial de Clubes, outra competição que almejava disputar em algum momento da carreira.

Enquanto acompanhava os jogadores e funcionários só falarem da decisão contra o Peñarol, Borges colocou na cabeça que precisava ficar alheio a tudo isso e focar em sua adaptação ao clube. Conhecedor do estilo de Muricy Ramalho, ele sabia que a cobrança do técnico seria grande no Brasileirão mesmo com o título continental.

Foram 20 dias de muito trabalho e também de gols. Logo em sua estreia, contra o Avaí, na Vila Belmiro, marcou dois. Depois, vieram mais 21 gols em 30 jogos e até uma convocação para a Seleção Brasileira. Seis meses muito melhores do que a encomenda.
- Fiquei muito feliz com a minha contratação, não imaginava que seria desse jeito. Graças a Deus as coisas estão acontecendo da melhor forma possível e espero que possa ser assim até o final do ano.

Os louros pelo reconhecimento são divididos com os companheiros, que estão sempre o deixando em condições de marcar e dando liberdade para que ele se preocupe apenas em mandar a bola para as redes. Além disso, a forma como foi recebido deixou o atacante à vontade também fora de campo desde o início.
- O ambiente é muito bom. Tive a oportunidade de trabalhar com alguns jogadores em outros clubes e também tem um pessoal que está aqui que eu tinha jogado contra. A recepção foi muito boa, fez com que eu ficasse bem à vontade e está surtindo efeito dentro de campo.

Apesar de já não ser um novato (está com 31 anos), Borges não esconde de ninguém a ansiedade para disputar o Mundial. A cabeça já está no Japão há algum tempo e a esperança de uma boa campanha depositada no parceiro de ataque.
- Se o Neymar estiver inspirado, o Santos pode conquistar o título.





Fonte: globoesporte.com/Adilson Barros e Cassio Barco
Crédito Foto: Divulgação / Santos FC)


Corinthians pode preparar dois times para disputar Libertadores e Paulista

Focado no sonho de conquistar a Copa Libertadores, o Corinthians planeja formar dois times para o início da temporada 2012.

Focado no sonho de conquistar a Copa Libertadores, o Corinthians planeja formar dois times para o início da temporada 2012. Alex, Liedson, Adriano e, talvez, Montillo lideraram a equipe principal na Libertadores, enquanto Vítor Júnior, Jorge Henrique Bill e Gilsinho comandaria o Corinthians no Campeonato Paulista.

Esta é a solução encontrada pela diretoria e a comissão técnica para popular os titulares no início do Estadual, concentrando suas forças na Libertadores. Há dois bons motivos para isso. O primeiro é que o Paulistão continua com a fórmula do último ano, com oito times se classificando para o mata-mata. Ou seja: não é preciso fazer muito esforço para garantir uma vaga nas quartas de final. A outra razão é que boa parte da etapa de classificação do Estadual coincidirá com a fase de grupos da Libertadores.

E o Corinthians fará duas viagens longas. O time caiu no Grupo 6 e vai enfrentar o Cruz Azul, do México, e o Deportivo Táchira, da Venezuela. O outro rival (ainda não decidido) será do Paraguai. Para conciliar as viagens à Venezuela e ao México com os jogos do Paulistão, a saída será poupar titulares na competição mais fácil - e menos importante.

As primeiras contratações para 2012 foram modestas: o zagueiro Felipe (Bragantino) e o meia Vítor Júnior (Atlético Goianiense). Nesta semana, deverá ser confirmada a chegada do goleiro Cássio (PSV Eindhoven, da Holanda) e do atacante Gilsinho (Jubilo Iwata do Japão).

Dos jogadores que voltam de empréstimo, apenas o atacante Bill, que estava no Coritiba, será aproveitado. É com essa trupe, e mais alguns poucos titulares, que o clube deverá iniciar o Paulistão. A estreia será contra o Mirassol, no dia 22 de janeiro, fora de casa.

Para a Libertadores, o Corinthians espera fechar nesta semana a contratação de Montillo, do Cruzeiro. Além do argentino, a diretoria quer trazer mais dois jogadores com status de titular.

As datas dos jogos pela Libertadores ainda não foram divulgadas pela Conmebol. O que já é certo é que a primeira partida do Corinthians será fora de casa contra a equipe do Paraguai. O time deverá fazer dois amistosos na pré-temporada: contra o Flamengo, no dia 18 de janeiro, e contra a Portuguesa, ainda sem data.






Fonte: ESPN/Agência Estado
Crédito Foto: Agência Estado

Guardiola rebate Muricy sobre nota 10 com trabalho no Brasil: 'Não há proposta'

Só mereceria nota 10 caso fosse campeão com um time brasileiro, diz Guardiola.

O técnico do Barcelona, Pep Guardiola, deu sua primeira entrevista coletiva no Japão nesta segunda-feira e não deixou de rebater Muricy Ramalho, para quem o espanhol, mesmo com uma vasta coleção de títulos pelo Barcelona, só mereceria nota 10 caso fosse campeão com um time brasileiro.

"Não tenho proposta", disse o comandante da equipe catalã quando questionado sobre o assunto. Depois, centrou suas respostas apenas no Mundial de Clubes e deixou claro que o clube espanhol chega com o claro objetivo de conquistá-lo. O barcelona já realizou sua primeira atividade em Yokohama, sua base e palco de estreia na próxima quinta-feira, contra o Al-Sadd, do Catar.

O favoritismo do time espanhol frente aos rivais, entre eles o brasileiro Santos, não abala o técnico Josep Guardiola, que garante ter um elenco motivado para a competição. "Não seremos a melhor equipe do mundo até que ganhemos aqui", afirmou o treinador durante a concorrida entrevista coletiva.

"Não percam a oportunidade de ganhar, pois se trata de um título muito prestigioso e importante em que se chega muito poucas vezes. O desejo e a vontade de ser campeão do mundo é motivação suficiente para preparar meu elenco", continuou Guardiola. "Eles estão conscientes de que é uma competição muito dura. Pode ter muitas surpresas."

O Barça chega motivado pela vitória contundente sobre o Real Madrid por 3 a 1, no último sábado, no Santiago Bernabéu. O técnico catalão minimizou o bom retrospecto que tem diante do arquirrival merengue.

"Eles são os líderes (do Espanhol) e foram nomeados como melhor equipe do século XX. Tivemos a sorte de ganhar nas últimas partidas, e estamos muito próximos sempre um do outro", analisou.

Guardiola dará o segundo treino na tarde de terça-feira pelo horário japonês, madrugada no Brasil.  







Fonte: ESPN/Agência EFE
Crédito Foto:  Reuters