Valorizado em contrato com o Vasco, zagueiro é personagem de campanhas do clube e será 'embaixador' de nova chuteira
Para os torcedores do Vasco, Dedé é o melhor zagueiro do Brasil, tendo
recebido, com os exageros de paixão, o apelido de 'Mito'. E o
'crescimento' do jogador vai se refletindo no mundo do marketing, onde
tem ocupado espaços em ritmo incomum. À medida que coleciona conquistas
coletivas – como a Copa do Brasil – e individuais – como o prêmio de
Craque da Galera, no Campeonato Brasileiro –, ele atrai o interesse de
empresas e instituições na esfera dos negócios do futebol.
Em novembro, o Vasco lançou duas camisas em homenagem a Dedé, pegando
carona no caso de amor do zagueiro com a torcida. As peças caíram
imediatamente no gosto dos vascaínos, que literalmente compraram a ideia
do 'Mito' de São Januário. Na inauguração de uma loja oficial do clube
em Guadalupe, na última terça-feira, as peças se esgotaram no mesmo dia.
Em agosto, Dedé assinou contrato com a marca de material esportivo
Mizuno, em acordo válido até 2014. A empresa aposta no zagueiro como sua
cara, numa estratégia de competir com Nike e Adidas. O outro contratado
é o atacante Hulk, do Porto, companheiro do jogador vascaíno na Seleção
Brasileira.
No segundo semestre do ano que vem, Dedé será garoto propaganda do
modelo de chuteira Wave Ignitus, fabricada pela Mizuno, que será lançada
no Brasil. Vestirá o calçado, na cor vermelha, com o papel de atuar
como referência para o público jovem e ditar moda.
- O Dedé é a cara da nossa marca. Transmite uma boa imagem, tem uma
história bacana e passa bom astral. É uma referência como jogador e
pessoa para uma geração de torcedores que está carente de ídolos. Em
2014, será ainda mais importante para a Mizuno, e nossa intenção é
divulgar sua imagem no Brasil e no exterior - explicou Fernando Beer,
diretor de artigos esportivos da Alpargatas, empresa que representa a
Mizuno no Brasil.
Um dos principais personagens das ações de marketing do Vasco em 2011,
Dedé continuará a ser um rosto constante nas campanhas institucionais no
ano que vem. Ainda na esteira do que se fala na arquibancada, o clube
projeta o lançamento da camisa lembrando o apelido “Dedeckenbauer”, numa
referência a Franz Beckenbauer, alemão considerado um dos melhores
zagueiros de todos os tempos, capitão da seleção da Alemanha campeã da
Copa do Mundo de 1974.
- Aonde o Dedé vai, arrasta uma multidão. Por isso, acreditamos que ele
seja um bom garoto propaganda para as empresas que apostam no futebol.
Vamos dar continuidade à exploração das camisas, que dão bom retorno de
mídia e receptividade junto à torcida. Ele também deve aparecer
anunciando plano de sócio e pacote de viagem para a Libertadores. Está
no nível de outras referências como Juninho, Felipe e Fernando Prass -
afirmou Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco.
Zagueiro ainda se acostuma à rotina de compromissos fora dos gramados
Dedé ainda está se acostumando a exercer funções fora dos gramados –
entre elas, a de modelo. Mesmo assim, garante aproveitar ao máximo a
experiência, saboreando a boa receptividade do público.
- Não sou muito bom para fotos, mas estou gostando do resultado. Tento
encaixar os compromissos nas férias. Acabo perdendo um dia de descanso e
lazer, mas tem o lado profissional, que eu respeito e entendo. Por
isso, levo numa boa. Quanto às camisas especiais, acho o maior barato.
Quem desenvolveu está aprovado! Muito bonito e de bom gosto - destacou o
zagueiro.
A valorização comercial de Dedé também pode ser vista como resultado da
mudança de seu status profissional. Recentemente o zagueiro renovou seu
vínculo com o Vasco até 2014, ficando estebelecido que o clube não o
libera por menos de € 6 milhões (R$ 14,5 milhões no câmbio atual). No
fim de novembro, um grupo de investimentos parceiro do clube adquiriu
40% dos direitos econômicos do zagueiro, o que ratifica a permanência do
jogador em São Januário pelo menos até o fim da Libertadores. Depois, o
futuro é incerto.
- O que podemos garantir é que o Dedé vai jogar a Libertadores pelo
Vasco. É impossível dizer agora o que vai acontecer depois. Como se
sabe, o futebol é feito de ciclos. Assim como outros jogadores, ele está
cumprindo uma trajetória que vem desde a Série B - afirmou o diretor
executivo do Vasco, Rodrigo Caetano.
Fonte: globoesporte.com/Gustavo Rotstein
Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com
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